quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Notícias quentíssimas: 2 novos cursos de pós


Senac tem nova opção de pós-graduação em Artes Visuais

da Redação do pe360graus.com


A Unidade de Educação à Distância do Senac abriu o período de inscrições para o curso de pós-graduação latu sensu em Artes Visuais - Cultura e Criação.
Direcionada para profissionais de Arquitetura, Cinema, Comunicação, Publicidade, Fotografia, Design, Moda e Figurino, a proposta da graduação é estimular a imaginação através da pesquisa, observação, experimentação e análise de obras visuais modernas e contemporâneas.
A carga horária é de 360 horas, distribuídas em 13 meses. As aulas da primeira turma estão previstas para começar na segunda quinzena de novembro. A inscrição é gratuita e deve ser feita através do site http://www.pos-ead.senac.br/, onde também está disponível todo o planejamento do curso.

A matricula custa R$ 60 e o aluno deverá levar os seguintes documentos: cópias do diploma de curso superior, do histórico escolar, do CPF e da carteira de identidade, além de currículo atualizado, foto 3x4 (recente), certidão de nascimento (ou casamento) e uma carta de intenção (contendo objetivo em realizar o curso).


Serviço:Pós-graduação latu sensu em Artes Visuais – Cultura e Criação


Inscrições: http://www.pos-ead.senac.br/.


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Senac abre curso de Educação Ambiental para docentes


A Unidade de Educação à Distância do Senac abre curso de Educação Ambiental para a Prática Docente, direcionado para professores da educação básica (ensino médio e fundamental) e profissional. O objetivo do curso é tornar os docentes aptos a concretizarem a inclusão da temática ambiental nas diversas disciplinas, lançando novas propostas e ações.
Os principais focos são a Ecopedagogia, a Transversalidade e a Elaboração de Projetos na Escola, temas que serão trabalhados através de momentos presenciais e autônomos, utilizando atividades vivenciais, colaborativas, estudo orientado e auto-aprendizagem.

A carga horária será de 60 horas e o investimento é de R$ 90,00, podendo ser dividido em duas parcelas de R$ 45,00. As aulas têm início no dia 08 de outubro e acontecerá nas segundas e quartas-feiras, no período da tarde. A inscrição é gratuita e deve ser feita através do site http://www.pos-ead.senac.br/.


Serviço: Curso de educação Ambiental para a Prática Docente


Início: 8 de outubro


Inscrições: http://www.pos-ead.senac.br/.





Também existem "Grupos" (do google) para discussão sobre EaD.

Segue o site de um grupo bem visitado:

http://groups.google.com.br/group/eadbr?hl=pt-BR&lnk=gschg

Curso de bio-digestor


Existem vários fóruns sobre educação à distância, onde é possível tirar dúvidas, acessar vários tipos de materiais disponibilizados além de conversar com novas pessoas (alunos e/ou professores) e poder participar de cursos como o fórum abaixo:

A partir de hoje o Curso de Bio-digestor foi aberto para acesso público. A única etapa requerida é o cadastramento no site.
http://www.abra144.org/ead/mod/forum/discuss.php?d=111

Cadastre-se em um você também!!

Livros

O Guia Brasileiro de Educação a Distância 2002/2003, organizado por Carmem Maia e publicado pela Editora Esfera, tem por objetivo ser uma publicação de referência para a área de e-learning, reunindo informações, artigos e depoimentos de experiências por parte dos professores, alunos e coordenadores.
Nesta edição você encontrará uma relação atualizada de mais de 100 instituições de ensino superior que oferecem cursos de extensão, especialização e mestrado a distância ou semi-presencial, obtidas através de pesquisas na web.
Temas como direitos autorais em EAD, ambientes virtuais de aprendizagem, videoconferência, as experiências das redes e consórcios de universidades, dicas para professores virtuais e padrões de qualidade de cursos on-line são analisados em artigos de renomados professores e profissionais da área de educação e tecnologia. Também são avaliadas as oportunidades e desafios que surgem com a Portaria 2253, que está revolucionando o ensino superior.
O Guia Brasileiro de Educação a Distância 2002/2003 traz ainda uma lista de empresas que prestam serviços relacionados a ead, educação corporativa, portais educacionais e indicações bibliográficas. Essas informações, agregadas aos conhecimentos dos leitores, com certeza ampliarão e incentivarão o mercado de educação a distância, que cresce gradativamente com os avanços tecnológicos, o desenvolvimento de ferramentas e ambientes de aprendizagem e a evolução da legislação.

Guia Brasileiro de Educação a Distância 2002/2003
Carmem Maia
ISBN 85-87293-22-2
23cm x 16cm
Editora Esfera
Preço sugerido - R$ 28,00
fernanda@anhembi.br

Esquema ead


segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Notícias!

Educação a Distância será o grande diferencial da FAC Senac-DF


UEE-EAD e FAC Senac firmam parceria
No próximo ano, a Educação a Distância do Senac-DF terá mais uma novidade. A UEE-EAD Senac-DF montou duas disciplinas a distância para entrar na grade curricular da faculdade. As disciplinas são de Metodologia da Pesquisa e Inglês Instrumental.A EaD passa a ter em sua grade curricular cursos de educação continuada, três especializações lato sensu e disciplinas de graduação.

Essa parceria aconteceu porque, na portaria 4.059/2001, do Ministério da Educação (MEC), está previsto que toda a faculdade pode ter em sua grade curricular 20% de disciplinas a distância. A EaD possibilita que o aluno possa ter contato com a tecnologia e desenvolva a habilidade de aprender a aprender. Os primeiros cursos oferecidos ao público pela Fac Senac-DF são de Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão Comercial.

Os cursos ministrados pela Fac Senac-DF são de curta duração, dois anos, e atraem um público que já está trabalhando ou quer se inserir rapidamente no mercado de trabalho. Para a gerente do Núcleo de Educação Superior e diretora da faculdade, Flavia Furtado Silveira, o perfil dos alunos da Fac Senac-DF vai ao encontro com as tecnologias da Educação a Distância. “A vantagem dessas disciplinas a distância é que pelo perfil de aluno que queremos a EaD é uma ótima solução, pois esse aluno já trabalha ou quer se inserir rapidamente no mercado de trabalho, não tem muito tempo. Outra vantagem é que ele já tem autonomia suficiente para gerir o seu próprio estudo”. Diz Flávia Furtado.

O gerente da UEE-EAD, Múcio Fernandes, acha que as disciplinas a distância serão um diferencial da faculdade. “As disciplinas a distância vão ser um diferencial para a faculdade, pois estas irão possibilitar ao aluno o desenvolvimento de competências requeridas pelo curso, por meio de um ambiente de maior inovação, intercâmbio e comunicação. Além de oportunizar aprendizagem, respeitando os diferentes estilos cognitivos possibilitando autonomia e gestão de seu aprendizado.”

Flávia concorda com Mucio e também vê as disciplinas a distância como um diferencial da Fac Senac-DF. “O nome Senac é um diferencial, a estrutura é outro diferencial, mas precisávamos de mais um pouco para nos firmamos no mercado de educação superior, então resolvemos aproveitar a estrutura da UEE-EAD Senac-DF, o prestigio, a solidez que UEE-EAD Senac-DF está alcançado no mercado do Distrito Federal. Hoje, na rede Senac, Brasília e Rio de Janeiro despontam em termos de educação a distância no país.”

A cada ano, mais de novecentos alunos fazem cursos na modalidade educacional a distância no Senac. Os cursos mais procurados são os de português básico e as três especializações. As disciplinas de metodologia da pesquisa e inglês instrumental que serão ministradas pela EaD na faculdade também vão estar abertas ao público. Para Mucio, a maior vantagem dessa parceria é quebrar a resistência do público em relação a educação a distância. “Para a EaD, essa parceria é mais uma oportunidade que temos para mostrar ao público o quanto a modalidade de ensino a distância é eficiente”.


Aulas a distância

As aulas a distância têm ambiente de aprendizado virtual próprio e personalizado para a faculdade. O aluno tem pelo menos dois momentos presenciais. Nesses encontros os alunos terão a oportunidade de ter uma apresentação sobre o programa da disciplina e conhecer o tutor pessoalmente. O tutor fará um acompanhamento diário das atividades dos alunos. As disciplinas a distância têm acompanhamento de suporte técnico e pedagógico para os alunos.

Em metodologia da pesquisa o aluno vai aprender como fazer pesquisa científica, pesquisa de campo como fazer estudo de caso, vai aprender a fazer análise e interpretação de dados e como elaborar um projeto de pesquisa. Em inglês instrumental, o aluno sairá do curso capaz de ler e compreender textos de nível acadêmico de diversos gêneros em inglês. Essa disciplina terá três momentos presenciais, além das duas citadas acima, o aluno terá um momento presencial para fazer a avaliação final.


Faculdade Senac-DF

A Fac Senac-DF está prevista para entrar em funcionamento no próximo ano e a principio terá em sua grade, dois cursos: Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão Comercial. Esses cursos são tecnológicos, de curta duração e mais focados para o mercado de trabalho. A faculdade parte do plano estratégico 2005/2010 do Senac-DF da gestão do Presidente da Fecomércio, Adelmir Santana e do Diretor Regional do Senac-DF, Luiz Otávio da Justa Neves.

Para colocar a faculdade no mercado, o Senac-DF passou por um processo longo e demorado. “Os processos estão mais rigorosos para abertura de faculdade. O MEC acredita que o estado tem papel primordial na fiscalização e liberação dos processos de abertura de faculdade. Então ele está mais criterioso em autorizar uma faculdade para funcionar e por isso houve uma demora. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) foi protocolado em janeiro de 2006 e só em dezembro desse ano é que vamos receber a visita técnica do MEC.” Diz Flávia.

O processo de avaliação da faculdade teve três fases. A primeira delas é foi a de análise pelo MEC do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O PDI é um plano gestor da faculdade que deve conter informações como: missão, vocação, histórico, cursos, estrutura e um planejamento com tudo o que a faculdade pretende ter para o período de cinco anos. O PDI foi protocolado em janeiro. Depois de aprovado, teve a segunda fase, de elaboração e aprovação do regimento geral. Depois de tudo aprovado, a faculdade vai receber visita de avaliação do MEC em dezembro.

Cada vez mais, melhores marcas!

Qualidade dos cursos a distância não deixa dúvida: alunos que utilizam a modalidade superam demais estudantes no Enade

VestCon




A educação a distância já é uma realidade mundial. Os primeiros resultados no Enade - exame do MEC que avalia o ensino superior - dos alunos que ingressaram em cursos superiores na modalidade de educação a distância, mostram que, na maioria das áreas, eles estão saindo melhor do que os estudantes que fazem o mesmo curso, mas de maneira tradicional. O levantamento do exame nacional apontou que em 7 de 13 áreas onde a comparação é possível, alunos de curso a distância estão na frente dos demais estudantes. Essa é a primeira vez, desde a criação do Enade (2004), que o Inep (órgão de avaliação e pesquisa do MEC) comparou o desempenho dos alunos dos mesmos cursos nas modalidades a distância e presencial. Quando a análise é feita apenas levando em conta os alunos que ainda estão na fase inicial do curso -o Enade permite separar o desempenho de ingressantes e concluintes-, o quadro é ainda mais favorável ao ensino a distância: em 9 das 13 áreas o resultado foi melhor. Turismo e ciências sociais apresentam vantagem favorável aos cursos a distância.

Vestcon EADPara oferecer o melhor em educação a distância, a equipe da Vestcon EAD se qualifica a cada dia. Entre os dias 2 e 5 de setembro, o grupo responsável pela EAD da empresa participou do 13º Congresso Internacional de Educação a Distância, realizado em Curitiba, pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). O evento contou com a presença de conferencistas brasileiros e estrangeiros com ampla experiência na área de educação. Entre os principais nomes estão o norte-americano, Dr. Michael Moore; o canadense, Dr. Mohamed Ally; o indiano, Dr. Sugata Mitra; e o espanhol, Dr. Santiago Castello Arredondo. O presidente da Abed, Dr. Frederic M. Litto, também marcou sua presença na coordenação da atividade que encerrou o evento: a mesa redonda sobre o tema "Quo Vadis Aprendizagem a Distância? Um bate-bola não convencional". A Abed teve como objetivo estimular os profissionais envolvidos a aprimorar os métodos de ensino em convergência com as novas tecnologias de comunicação, que tem revitalizado a aprendizagem a distância - setor educacional que mais cresce mundialmente.

Ead ganha regras

http://www.estado.com.br/editorias/2007/09/15/ger-1.93.7.20070915.1.1.xml


Educação a distância ganha regras

Avaliação da modalidade pelo governo federal será ampliada e pólos presenciais ganharão mais importância

Renata Cafardo

O ensino superior a distância no País terá uma avaliação própria que vai determinar a autorização de universidades e reconhecimento dos cursos. Os novos critérios elaborados pelo Ministério da Educação (MEC) foram aprovados nesta semana no Conselho Nacional de Educação (CNE) e devem ser homologados pelos ministro Fernando Haddad ainda neste mês. O Brasil tem hoje 205 cursos de graduação ou tecnológicos e 575,7 mil alunos no ensino superior a distância.

Uma das novidades é a avaliação também dos chamados pólos presenciais, algo que surgiu apenas com a educação a distância. Eles funcionam como extensões da universidade. São instalados em vários municípios e servem como referência mais próxima para os alunos. Esses lugares, segundo o MEC, deverão oferecer recursos como acesso à internet para todos os alunos, laboratórios, bibliotecas e professores. “A idéia é que o ensino seja classificado mais como semipresencial, por causa dessa importância dos pólos”, diz o diretor de Avaliação do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), do MEC, Dilvo Ristoff.

São três os documentos elaborados pelo governo: um para avaliar instituições, outro para cursos e outro para pólos. Eles estão sendo incluídos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que já é aplicado aos cursos presenciais atualmente. A educação a distância vai também receber conceitos de 1 a 5. Até hoje, não havia critérios específicos para essa modalidade.

“É um marco na educação a distância no Brasil e um esforço para que haja qualidade nos cursos oferecidos”, diz o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Bielschowsky. Será exigido, por exemplo, que os cursos tenham materiais didáticos para uso na internet que estimulem a autonomia de estudo, além de guias que direcionem o aluno para estudar a distância. “Produzir material de qualidade é uma das chaves desses cursos”, diz. Pelas novas regras, as provas presenciais devem ter peso maior que as realizadas a distância.

As instituições terão de comprovar experiência anterior na área para pedir o credenciamento de seus cursos a distância. Para receber a nota máxima na avaliação, a universidade já deverá ter pelo menos três com 20% da carga horária a distância antes de iniciar graduação não presencial. Será preciso comprovar também a experiência anterior dos professores que atuarão na modalidade.

-->FIM DOS PRESENCIAIS

O diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), José Roberto Moreira, faz elogios à iniciativa, mas diz que espera que a nova avaliação deixe mais claros os critérios para credenciamento de novos cursos. Segundo ele, o governo hoje é mais rígido com instituições particulares do que com as públicas que pretendem oferecer educação a distância. “Dentro de cinco anos não haverá mais cursos inteiramente presenciais, todos terão elementos a distância.”

A iniciativa de maior sucesso no País é o Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), um consórcio que reúne seis universidades públicas para oferecer esse tipo de graduação. Os pólos estão espalhados pelo Estado e dão sustentação para sete cursos e 17 mil alunos.

O setor cresce também em outras regiões do País. São Paulo anunciou recentemente que pretende iniciar uma experiência inspirada na do Rio. O governo federal também lançou o Universidade Aberta, com participação das federais, nos mesmos moldes.

“Até agora, as avaliações do setor eram híbridas”, diz a presidente do Cederj, Massako Masuda. Segunda ela, há questões específicas, como a gestão dos cursos, que precisam ser avaliadas na educação a distância. “É necessário saber o que faz o tutor, se ele acompanha os alunos.” Os tutores são professores que interagem com os estudantes para facilitar a aprendizagem a distância. A avaliação do MEC exige que haja capacitação especial para esses profissionais e que, preferencialmente, eles sejam mestres ou doutores.

“Tem gente que acha que me formei por correspondência. O preconceito ainda existe”, diz Dayselane Pimenta, de 30 anos, formada a distância em Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Para ela, a nova avaliação pode ajudar a dar mais credibilidade aos cursos.

Estudos do Inep mostram que, em 7 das 13 áreas avaliadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), os alunos que cursaram educação a distância se saíram melhor que os de cursos presenciais.

Aprender a aprender em todos os instantes!

Achei tão interessante esse texto.. e pensando bem, estamos realmente aprendendo coisas novas a cada segundo.. reflita você também!!

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A EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PESSOAL


Marcos Pontes
25/07/2007

O universo está em constante evolução. E você? Até mesmo as plantas crescem um pouco a cada dia em busca de mais luz. Por outro lado, muita gente esquece, tem preguiça, ou tem medo de mudar para melhor. Acomodam-se com a “vidinha” e vivem apenas pelo “pão de cada dia”. Caminham olhando para os próprios pés, com a cabeça baixa. Não tem a coragem de olhar para frente com determinação, escolher o seu destino e caminhar para ele. Concentram-se no medo de tropeçar e cair, ao invés de escolherem a disposição de levantar, quantas vezes for preciso, e continuar de cabeça erguida, apreciando a paisagem e sentindo o vento no rosto.
Algumas pessoas me perguntam da importância que a educação teve em minha vida. Minha resposta é simples: a educação “tem” importância primária e contínua!
Ter sucesso, crescer como ser humano, significa evoluir para uma situação melhor que a atual...e evolução significa “educação”, aprender a todo instante! É preciso quebrar os limites atuais e estabelecer grandes objetivos para a vida. Isso é uma escolha que você deve fazer. Você pode continuar acomodado ou começar a aprender e trabalhar para atingir todo o seu potencial. A opção de mudar não garante o seu sucesso, é necessário ainda planejar, trabalhar, aprender muito. É meu amigo, é preciso muito trabalho! Contudo, é o único caminho possível. A opção de permanecer acomodado, por outro lado, garante que você NUNCA terá sucesso.
Quando comecei em Bauru, como eletricista aprendiz aos 14 anos, muita gente apostaria que aquele garoto pobre, cheio de graxa nas mãos, nunca chegaria a ser um astronauta. Acomodar seria muito mais fácil. Escolher pela educação e o trabalho fez toda a diferença. É exatamente isso que eu tento passar para milhares de jovens em todo o Brasil. Não importa a sua situação atual. Você é a única pessoa capaz de mudar continuamente essa situação e, para isso, “você” precisa mudar continuamente, aperfeiçoar suas habilidades para poder agir com maior eficiência sobre a situação, precisa aprender! Muitas pessoas querem mudar a situação, querem mudar o mundo, mas esquecem-se que, para isso, precisam primeiro começar mudando a elas mesmo.
Note que a “educação” não se restringe aos anos de escola. Muito pelo contrário, quando você recebe o diploma é o momento a partir do qual a sua capacidade de continuar aprendendo e crescendo como profissional e ser humano, irá fazer toda a diferença para o seu sucesso no mundo competitivo em que vivemos.
Aí, depois de muito trabalho, você chega ao que todos consideram “uma posição de sucesso”. Cuidado! Não deixe que o seu sucesso no passado atrapalhe o seu desenvolvimento futuro. Não caia na tentação de sentir-se “realizado”. No momento em que você sentir-se plenamente satisfeito, você eliminará a “necessidade” da equação do sua vida, tornando a acomodação e a estagnação companheiros das suas histórias para os netos. Também não seja cheio de si e arrogante pelas suas conquistas. Como dizia minha mãe: a arrogância é como um gás de cheiro ruim e que ocupa todo o espaço que estava destinado a conter mais conhecimento. Antes de aprender alguma coisa, é preciso humildade para reconhecer a própria ignorância.
Outro inimigo do crescimento pessoal é a nossa tendência de “deixar para depois”. “Agora estou muito ocupado, não tenho as condições ideais para começar isso, na próxima semana eu começo, etc...Você já ouviu alguma coisa parecida? O momento certo para começar a aprender e viver para o seu sucesso é AGORA! Não é preciso nada especial. Basta a decisão e a vontade! O restante será fornecido pela vida, pela situação, pelos seus amigos e pelos seus inimigos. Use TUDO a seu favor, como ferramentas e matéria prima para o seu desenvolvimento pessoal. Use criatividade. Use o conhecimento já adquirido. A cada dia o seu arsenal será maior. É um processo realimentado. Quanto mais você aprender, mais eficiente você será para aprender cada vez mais.
Finalmente, escolha bem os seus amigos. Escolha estar com pessoas que pensam como você, pessoas boas e que também tenham escolhido aprender e desenvolver-se a cada dia. Não se junte as pessoas negativas e limitadas pela própria mediocridade e mesquinhez. Um leão não vive com hienas.
Assim, aprenda continuamente. Use tudo para aprender e use tudo o que aprendeu. Passe a frente, ensine. Seja cada dia melhor e seja feliz!



Marcos Pontes
Colunista, professor e primeiro astronauta profissional lusófono a orbitar o planeta, de família humilde, começou como eletricista aprendiz da RFFSA aos 14 anos, em Bauru (SP), para se tornar oficial aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), piloto de caça, instrutor, líder de esquadrilha, engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), piloto de testes de aeronaves do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), mestre em Engenharia de Sistemas graduado pela Naval Postgraduate School (NPS USNAVY, Monterey - CA).


A reprodução deste artigo é permitida desde que seja na íntegra e que seja citada a fonte: www.marcospontes.net

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Ead no mundo e no Brasil

EAD no Mundo
Abaixo, segue-se um apanhado da EAD no mundo, destacando os países que implantaram projetos de Educação a Distância.
-Suécia
registra sua primeira experiência em 1833, com um curso de Contabilidade;
-Inglaterra
inicia-se em 1840 e, em 1843, é criada a Phonografic Corresponding Society;
A Open University, criada em 1962, mantém um sistema de consultoria, apoiando outras nações a "fazer" uma educação a distância de qualidade;
-Alemanha
em 1856, fundou o primeiro instituto de ensino de línguas por correspondência;
-EUA
inicia-se em 1874, com a Illionois Weeleyan University;
-Paquistão
A partir de 1974, a Universidade Aberta Allma Iqbal inicia a formação de docentes via EAD;
-Sri Lanka
A partir de 1980, a Universidade Aberta de Sri Lanka tem procurado atender setores importantes para o desenvolvimento do país: profissões tecnológicas e formação docente;
-Tailândia
A Universidade Aberta Sukhothiai Thommathirat tem cerca de 400.000 alunos em diferentes setores e modalidades;
-Indonésia
Criada em 1984, a Universidade de Terbuka surgiu para atender forte demanda de estudos superiores; prevê chegar a cinco milhões de alunos;
-Índia
Criada em 1985, a Universidade Nacional Aberta Indira Gandhi tem objetivo de atender a demanda de ensino superior;
-Austrália
É um dos países que mais investe em EAD, mas não tem nenhuma universidade especializada só nesta modalidade;
Universidades de Queensland, New England, Macquary, Murdoch e Deakin: a percentagem de alunos a distância é maior ou igual a de alunos presenciais;
-México
Programa Universidade Aberta, inserido na Universidade Autônoma do México, a partir de 1972;
-Costa Rica
Universidade Estatal a Distância da Costa Rica, criada em 1977;
-Venezuela
Universidade Nacional Aberta da Venezuela, criada a partir de 1977;
-Colômbia
Universidade Estatal Aberta e a Distância da Colômbia, criada em 1983.
Os principais centros de divulgação da EAD são: França, Espanha e Inglaterra.

EAD no Brasil
Abaixo, segue-se um apanhado da EAD no Brasil, destacando vários projetos, que contribuíram para a disseminação da Educação a Distância.
-Em 1904: escolas internacionais que eram instituições privadas que ofereciam cursos pagos, por correspondência;
-Em 1934: Edgard Roquete-Pinto instalou a Rádio-Escola Municipal no Rio; alunos tinham acesso prévio a folhetos e esquemas de aulas. Utilizava também correspondência para contato com alunos;
-Em 1939: surge o Instituto Universal Brasileiro, em São Paulo;
-Em 1941: 1ª Universidade do Ar; durou 2 anos;
-Em 1947: Nova Universidade do Ar, patrocinada pelo SENAC, SESC e Emissoras Associadas;
-Em 1961/65: Movimento de Educação de Base (MEB) - Igreja Católica e Governo Federal, utilizava um sistema radioeducativo: educação, conscientização, politização, educação sindicalista, ...
-Em 1970: Projeto Minerva - convênio entre Fundação Padre Landell de Moura e Fundação Padre Anchieta para produção de textos e programas;
-Em 1972, o Governo Federal enviou à Inglaterra um grupo de educadores tendo à frente o conselheiro Newton Sucupira: o relatório final marcou uma posição reacionária às mudanças no sistema educacional brasileiro, colocando um grande obstáculo à implantação da Universidade Aberta e a Distância no Brasil;
Na década de 70: Fundação Roberto Marinho - programa de educação supletiva a distância, para 1º e 2º graus;
-Em 1992, foi criada a Universidade Aberta de Brasília (Lei 403/92), podendo atingir três campos distintos:
Ampliação do conhecimento cultural: organização de cursos específicos de acesso a todos;
Educação continuada: reciclagem profissional às diversas categorias de trabalhadores e àqueles que já passaram pela universidade;
Ensino superior: englobando tanto a graduação como a pós-graduação.
UFSC: Educação a Distância Mediada por Computador (EDMC) - a partir de 1996, implantou um programa de pós-graduação em Engenharia de Produção (mestrado e doutorado) envolvendo uma rede estadual de oito universidades oficiais e privadas, além de diversas empresas de porte tecnológico significativo.
Mestrado Tecnológico em Logística para a Petrobrás: iniciado em 28/07/97, com duração de 2 anos, com 22 alunos (localizados no Rio, Macaé, Salvador, Belém e Natal), ministrado através do Laboratório de Ensino a Distância, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC. Utiliza videoconferência, Internet, mídias tradicionais.
Faculdade Carioca: programa de graduação que está sendo implantado com base no Lotus Notes, envolvendo cerca de mil alunos em inúmeras disciplinas das áreas de Informática, Administração, Economia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Desenho Industrial, Matemática e Letras
Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP): programa mantido pela Escola de Comunicações e Arte da USP (ECA-USP) que oferece gratuitamente uma série de cursos via BBS tais como Astronomia, Tratamento de Imagens e Atualização de Professores de 1º e 2º graus.
Universidade Federal Paulista (antiga Escola Paulista de Medicina): seu Centro de Informática na Saúde (CIS-EPM) disponibiliza na Internet, além de outros serviços, programas de educação em Biologia Molecular e Engenharia Genética.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS): que mantém uma opção de EDMC nas disciplinas de seu Mestrado em Informática voltado para a área gerencial de sistemas de informação

Alguns problemas observados com a EAD no Brasil
-Organização de projetos-piloto sem a adequada preparação de seu seguimento;
-Falta de critérios de avaliação dos programas projetos;
-Inexistência de uma memória sistematizada dos programas desenvolvidos e das avaliações realizadas (quando essas existiram);
-Descontinuidade dos programas sem qualquer prestação de contas à sociedade e mesmos aos governos e às entidades financiadoras;
-Inexistência de estruturas institucionalizadas para a gerência dos projetos e a prestação de contas de seus objetivos;
-Programas pouco vinculados às necessidades reais do país e organizados sem qualquer vinculação exata com programas de governo;
-Permanência de uma visão administrativa e política que desconhece os potenciais e as exigências da educação a distância, fazendo com que essa área sempre seja administrada por pessoal sem a necessária qualificação técnica e profissional;
-Pouca divulgação dos projetos, inexistência de canais de interferência social nos mesmos;
-Organização de projetos-piloto somente com finalidade de testagem de metodologias.





O ensino a distância surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos não podiam freqüentar um estabelecimento de ensino presencial e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade.
Inicialmente na Grécia e, depois, em Roma, existia uma rede de comunicação que permitia o desenvolvimento significativo da correspondência. As cartas comunicando informações científicas inauguram uma nova era na arte de ensinar. Segundo Lobo Neto (1995) um primeiro marco da educação a distância foi o anúncio publicado na Gazeta de Boston, no dia 20 de março de 1728, pelo professor de taquigrafia Cauleb Phillips: "Toda pessoa da região, desejosa de aprender esta arte, pode receber em sua casa várias lições semanalmente e ser perfeitamente instruída, como as pessoas que vivem em Boston."
Em 1833, um anúncio publicado na Suécia já se referia ao ensino por correspondência e na Inglaterra, em 1840, Isaac Pitman sintetiza os princípios da taquigrafia em cartões postais que trocava com seus alunos.
No entanto, o desenvolvimento de uma ação institucionalizada de educação a distância tem início a partir da metade do século XIX.
Em 1856, em Berlim, Charles Toussaint e Gustav Langenscheidt fundam a primeira escola por correspondência destinada ao ensino de línguas. Posteriormente, em 1873, em Boston, Anna Eliot Ticknor cria a Society to Encourage Study at Home. Em 1891, Thomas J. Foster, em Scarnton (Pennsylvania) inicia o International Correspondence Institute com um curso sobre medidas de segurança no trabalho de mineração.
Em 1891, a administração da Universidade de Wisconsin aceita a proposta de seus professores para organizar cursos por correspondência nos serviços de extensão universitária.
Um ano depois, em 1892, o Reitor da Universidade de Chicago, William R. Harper, que já havia experimentado a utilização da correspondência na formação de docentes para as escolas dominicais criou uma Divisão de Ensino por Correspondência no Departamento de Extensão daquela Universidade.
Por volta de 1895, em Oxford, Joseph W. Knipe, após experiência bem sucedida preparando por correspondência duas turmas de estudantes, a primeira com seis e a segunda com trinta alunos, para o Certificated Teacher's Examination, inicia os cursos de Wolsey Hall utilizando o mesmo método de ensino.
Em 1898, em Malmoe na Suécia, Hans Hermod, diretor de uma escola que ministrava cursos de línguas e cursos comerciais, oferece o primeiro curso por correspondência dando início ao famoso Instituto Hermod.
No final da primeira guerra mundial surgem novas iniciativas de ensino a distância em virtude de um considerável aumento da demanda social por educação, confirmando de certo modo, as palavras de William Harper, escritas em 1886:
Chegará o dia em que o volume da instrução recebida por correspondência será maior do que o transmitido nas aulas de nossas academias e escolas; em que o número dos estudantes por correspondência ultrapassará o dos presenciais; ...
O aperfeiçoamento dos serviços de correio, a agilização dos meios de transporte e sobretudo o desenvolvimento tecnológico aplicado ao campo da comunicação e da informação influíram decisivamente nos destinos da educação a distância. Em 1922, a antiga União Soviética organiza um sistema de ensino por correspondência que em dois anos passou a atender 350.000 usuários. A França cria em 1939 um serviço de ensino por via postal para a clientela de alunos deslocados pelo êxodo.
A partir daí, começa a utilização de um novo meio de comunicação, o rádio, que penetra também no ensino formal. O rádio alcançou muito sucesso em experiências nacionais e internacionais, tendo sido bastante explorada na América Latina nos programas de educação a distância do Brasil, Colômbia, México, Venezuela, entre outros.
A partir das décadas de 60 e 70, a educação a distância, embora mantendo os materiais escritos como base, passa a incorporar articulada e integradamente o áudio e o videocassete, as transmissões de rádio e televisão, o videotexto, o computador e mais recentemente, a tecnologia de multimeios, que combina textos, sons, imagens, assim como, mecanismos de geração de caminhos alternativos de aprendizagem (hipertextos, diferentes linguagens) e instrumentos para fixação de aprendizagem com feedback imediato (programas tutoriais informatizados), etc.
Atualmente o ensino não presencial mobiliza os meios pedagógicos de quase todo o mundo, tanto em nações industrializadas como em países em desenvolvimento. Novos e mais complexos cursos são desenvolvidos, tanto no âmbito dos sistemas de ensino formal quanto nas áreas de treinamento profissional. Pode-se ver inúmeros exemplos visitando-se os sites de universidades.
Um desafio, uma necessidade imperiosa dos tempos modernos, uma imposição a que não se pode fugir, seja o que for, a educação a distância é uma das soluções para os tempos atuais. As novas tecnologias de comunicação e informação como a televisão, o vídeo, a informática - com a Internet ganhando espaços cada vez maiores - sem desprezar os meios tradicionais de correio, telefone e postos pedagógicos organizacionais - convidam, se é que não exigem, um aproveitamento amplo de suas possibilidades em benefício da educação.
De fato, em função de fatores como o modelo de EAD de que se parta, os apoios políticos e sociais com que se conte, as necessidades educativas da população, o desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação, há grande diversidade de formas metodológicas, estruturais e projetos de aplicação para essa modalidade de educação.
A educação a distância foi utilizada inicialmente como recurso para superação de deficiências educacionais, para a qualificação profissional e aperfeiçoamento ou atualização de conhecimentos. Hoje, cada vez mais é também usada em programas que complementam outras formas tradicionais, face a face, de interação e é vista por muitos, como uma modalidade de ensino alternativo que pode substituir parte do sistema regular de ensino presencial.

Como?

OS MEIOS UTILIZADOS PELO ENSINO A DISTÂNCIA

AUDIOCONFERENCING - O sistema de áudio-conferência possibilita a conexão de duas ou mais pessoas que, utilizando o telefone standard ou telefones viva voz, com múltiplos captadores ou não, trocam idéias em reuniões com qualquer finalidade. Pontes auditivas podem unir visões múltiplas e possibilitar uma ampla troca de idéias entre os participantes. Seu uso pode ser combinado com outras tecnologias que envolvem imagens ou pode ser utilizado individualmente. Uma das características interessantes deste processo em sentido pedagógico é o desenvolvimento da capacidade da percepção auditiva que é pouco exercitada, com maestria, em nosso meio educacional. Escutar integralmente é uma arte.AUDIOGRAPHICS - Linhas de telefone transmitem dados auditivos e gráficos. Ex. telefacsimile ou quadro-negro eletrônico.COMPUTER CONFERENCE - A Conferência utilizando Computador se utiliza da comunicação de Grupo que usa o computador para compartilhar arquivos. Equipamento terminal usando e telecomunicações para dois comunicação de modo. DIAL-UP TELECONFERENCE - Usando linhas de telefone público para comunicação entre grupos em vários locais.

QUADRO-NEGRO ELETRÔNICO - Realmente uma tábua branca que transmite o que é escrito por você ou o que é escrito para você. VÍDEO de MOVIMENTO CHEIO - Sinal que permite transmissão da ação completa. VÍDEO AUDITIVO COMPLETAMENTE INTERATIVO - Dois locais interagem com áudio e vídeo como se eles estivessem no mesmo lugar.

LIVRO TEXTO - Trata-se da utilização de um manual que servirá de guia para o estudante e que é conhecido como uma âncora dos trabalhos. O livro texto se justifica pela facilidade de manuseio e pela sua larga utilização. Com o passar do tempo e a geração da cultura para a utilização da rede, certamente o livro texto será substituído por outra mídia mais rica e interagente.O livro texto pode ser compreendido como uma fonte primeira de conteúdos.Ele pode ser acompanhado pelo:- guia de estudos;- livro de exercícios;- plano de curso;- estudos de casos;- jornais e boletins.

VÍDEO - Trata-se aqui da utilização das chamadas "fitas de vídeo" que podem ser utilizadas a qualquer momento e que dependem para sua utilização da existência de um aparelho para reprodução - o vídeo-cassete - e de uma televisão para reprodução das imagens e do som.

TELECONFERÊNCIA - É um programa de televisão transmitido ao vivo, no qual os espectadores interagem com os participantes do estúdio fazendo perguntas e intervenções por meios complementares como por exemplo: telefone, fax, e-mail (correio eletrônico) ou outros meios.

VÍDEO CONFERÊNCIA - Aqui tratamos da chamada "TV Interativa". A transmissão se dá através de linhas de comunicação, como por exemplo as linhas telefônicas em tempo real e para um ou mais locais que tenham o mesmo equipamento básico:- câmera acoplada a um monitor de televisão;- computador;- modem;- microfone e - teclado de comando.Hoje (1999) a videoconferência é o sistema que mais se aproxima da educação presencial permitindo a interação em tempo real.
Um dos fatores que, em Educação a Distância, não devem ser confundidos trata-se da forma como se vai trabalhar a EAD e as variações que existem dentro de uma mesma tecnologia. No primeiro caso, existe uma variação de instrumentos tecnológicos enquanto que no segundo, apenas ocorre uma diferenciação na abordagem mas que utilizam a mesma tecnologia.Vejamos algumas variações de trabalho com o computador:

CAI - COMPUTER ASSISTED INSTRUCTION (Instrução Assistida por Computador)
Uso do computador como máquina de ensinar e que, em geral, depende estritamente das opções didáticas do professor para sua utilização com sistemas mais ou menos flexíveis.

CMI - COMPUTER MANAGED INSTRUCTION ( Instrução Gerenciada por Computador)
Aqui a utilização do computador é orientada para o apoio, como por exemplo armazenagem e recuperação de dados, progresso de alunos e outros elementos gerenciais.

CMC - COMPUTER MEDIATED COMMUNICATION ( Comunicação Mediada por Computador)
A utilização do computador para trabalhos de comunicação buscando facilitar a troca de saberes;

COMPUTER - BASED MULTIMIDIA (Multimídia Baseada em Computador)
Trata-se do uso do computador como elemento integrador de diversas formas de interfaceamento para a troca de saberes e construção de conhecimentos, por exemplo, voz, vídeo, animações e etc;

TBT - TECHNOLOGY BASED TRAINING (Treinamento Baseado em Computador)
Termo utilizado por Ravet e Layte (1997) que traduz a utilização de diversas mídias orientadas para tornar a aprendizagem mais agradável e, no conceito dos autores, mais fácil.

Porqu�

Por que ensino a dist�ncia?

� falta de tempo - uma das caracter�sticas da nossa sociedade neste fim do mil�nio tem sido causa de in�meros males paradoxalmente alavancadores de avan�os incr�veis em muitos setores da vida do homem - trata-se da quest�o do uso do tempo - Dessa forma, a educa�o a dist�ncia possibilita uma certa flexibilidade - dependente das linhas did�ticas e metodol�gicas adotadas - na administra�o do tempo de estudo e das respostas aos est�mulos da busca do saber. Como o aluno, em geral, tem essa administra�o mais centrada em suas possibilidades e interesses, a quest�o de aproveitamento do tempo pode ser melhor equacionada;

� dist�ncia - outra das motiva�es que nos impelem a utiliza�o destas metodologias de trabalho que se desvinculam das necessidades presenciais f�sicas. Com a possibilidade de trabalho a dist�ncia, o aluno n�o fica obstru�do por habitar em regi�es de dif�cil acesso ou mesmo em regi�es onde as possibilidades de estudos mais aprofundados ainda n�o foram poss�veis em virtude de uma falta de estrutura f�sica para se fazer a educa�o. Outra particularidade � que a Educa�o a Dist�ncia possibilita que o discente atue em prol de sua forma�o educacional [da pr�pria regi�o onde habita, evitando assim a necessidade de deslocamento provis�rio ou permanente];

� finan�as - o custo da educa�o a dist�ncia � menor do que da educa�o presencial. Neste sentido, as informa�es advindas do BID nos estimulam a entender o custo de um aluno a dist�ncia em aproximadamente 1/3 do custo de um aluno presencial;

� oportunidade de fazer cursos - A perspectiva de treinamento, forma�o, reciclagem ou capacita�o de profissionais fica muito mais atraente e poss�vel na medida em que o profissional tem a sua disposi�o uma gama de cursos;

� possibilidade de entrar em contato com outros estudantes de diferentes classes sociais, culturais, econ�micas e experimentais - A possibilidade de integra�o entre as diversas culturas de regi�es pr�ximas ou distantes onde as perspectivas de troca podem efetivamente propiciar um acr�scimo cultural al�m de uma perspectiva de troca que amplia os saberes que cada uma das regi�es det�m. Neste sentido, podemos inferir que a EAD pode aumentar a sucess�o de conhecimentos atrav�s da troca colaborativa e cooperativa;
Como conseq�ncia os participantes ganham n�o s� conhecimento, mas tamb�m novas habilidades sociais, incluindo a habilidade de comunicar e colaborar com colegas largamente dispersos, os quais, eles podem nunca ter visto.

Características

São características da Educação a Distância:

( 1 )
Pode-se atender, em geral, a uma população estudantil dispersa geograficamente e, em particular, àquela que se encontra em zonas periféricas, que não dispõem das redes das instituições convencionais.
( 2 )
Administra mecanismos de comunicação múltipla, que permitem enriquecer os recursos de aprendizagem e eliminar a dependência do ensino face a face.
( 3 )
Favorece a possibilidade de melhorar a qualidade da instrução ao atribuir a elaboração dos materiais didáticos aos melhores especialistas.
( 4 )
Estabelece a possibilidade de personalizar o processo de aprendizagem, para garantir uma seqüência acadêmica que responda ao ritmo do rendimento do aluno.
( 5 )
Promove a formação de habilidades para o trabalho independente e para um esforço auto-responsável. (Entenda-as a conquista de autonomia por parte do aluno que trabalha com EAD.)
( 6 )
Formaliza vias de comunicação bidirecionais e freqüentes relações de mediação dinâmica e inovadora. O professor, segundo Dr. Lucena (PUC-RJ) passa de um status de "provedor de conteúdo" para o de facilitador da aprendizagem.
( 7 )
Garante a permanência do aluno em seu meio cultural e natural com o que se evitam os êxodos que incidem no desenvolvimento regional.
( 8 )
Alcança níveis de custos decrescentes, já que, depois de um forte peso financeiro inicial, se produzem coberturas de ampla margem de expansão.
( 9 )
Realiza esforços que permitem combinar a centralização da produção com a descentralização do processo de aprendizagem.
( 10 )
Precisa de uma modalidade para atuar com eficácia (...) na atenção de necessidades conjunturais da sociedade, sem os desajustes gerados pela separação dos usuários de seus campos de atuação.

Sobre a lei


Legislação sobre EaD
A Lei
A Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, contendo as disposições sobre o Ensino/Educação a Distância, estabelecida - em seu art.80, no Título VIII: Das Disposições Gerais - que:
A educação a distância será oferecida por instituições especificamente credenciadas pela União;
Caberá à União regulamentar requisito para realização de exames, para registro de diplomas relativos a cursos de educação a distância.
Assim, enquanto o Poder Executivo federal não regulamentasse esses aspectos, as demais disposições também permaneceriam sem efetivação:
O Poder Público deve incentivar o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância que se desenvolve em todos os níveis e modalidades de ensino e de educação continuada;
A educação a distância organiza-se com abertura e regime especiais;
Caberá aos sistemas de ensino normatizar a produção, controle e avaliação de programas e autorizar sua implementação;
Poderá haver cooperação e integração entre os diferentes sistemas;
A educação a distância terá tratamento diferenciado, que incluirá:
custos reduzidos na transmissão por rádio e televisão;
concessão de canais exclusivamente educativos;
tempo mínimo gratuito para o Poder Público, em canais comerciais.
A mesma Lei, em outros artigos, refere-se à educação a distância, como por exemplo:
a) Art.32 § 4º - o legislador determina que o ensino fundamental seja presencial, limitando a utilização do ensino a distância, nesse nível, a dois casos: complementação da aprendizagem e situações emergenciais;
b) Art. 47 § 3º - quando trata do ensino superior, isenta professores e alunos da freqüência obrigatória nos programas de educação a distância;
c) Art. 87 § 3º - quando trata da década da educação, no item II, estabelece que devem ser providos "cursos a distância para jovens e adultos insuficientemente escolarizadas". Ainda, no item III, determina a realização de "programas de capacitação para todos os professores em exercício, utilizando também, para isso recursos da educação a distância";
d) Art. 37 § 1º - há uma referência implícita à educação a distância quando, ao tratar da educação de jovens e adultos, estabelece que os sistemas de ensino assegurarão (...) "oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames''.
No dia 11 de fevereiro de 1998, o Diário Oficial da União publicava o Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, regulamentando o art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Dois meses depois, o Ministro de Estado da Educação e do Desporto assinava a Portaria nº 301, de 7 de abril de 1998, estabelecendo procedimentos de credenciamento de instituições para a oferta de cursos a distância de graduação e de educação profissional tecnológica.
O Decreto
Passara-se mais de um ano para que começasse a ser efetivamente implementada a determinação legal de fazer do ensino a distância uma estratégia integrada ao projeto pedagógico da sociedade brasileira. O Decreto nº 2.494, de 10 de Fevereiro de 1998 (D.O.U., p. 1, 11 fev. 1998, sec.1), como diz sua própria ementa, "regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de dezembro de 1996, e dá outras providências". Sua publicação já define alguns pontos bastante claros e de imediata aplicação. Citemos alguns:a) Conceituação de educação a distância como: "uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação utilizadas isoladamente ou combinadas, e veiculados pelos diversos meios de comunicação" (art. 1º, caput);b) Regime especial é expresso como "flexibilidade de requisitos para admissão, horário e educação, sem prejuízo, quando for o caso, dos objetivos e das diretrizes curriculares fixadas nacionalmente" (art. 1º, Parág. único);
c) Somente "instituições públicas ou privadas especificamente credenciadas para esse fim" (art. 2º, caput) podem oferecer cursos a distância que conferem certificado ou diploma de conclusão:
De ensino fundamental para jovens e adultos,
Do ensino médio,
Da educação profissional, observando legislação específica (§ 3º),
De graduação, observando legislação específica (§ 3º), [a oferta de programas de mestrado e de doutorado na modalidade a distância será objetivo de regulamentação específica] (art. 2º, § 1º);
d) A promoção dos atos de credenciamento de instituições está delegada:
Ao Ministro de Estado da Educação e do Desporto;
Às instituições vinculadas ao sistema federal de ensino;
Às instituições de educação profissional de nível tecnológico e de ensino superior dos demais sistemas (art. 11, com a redação dada pelo Decreto nº 2.561/98);
Às autoridades integrantes dos demais sistemas de ensino;
Às instituições localizadas no âmbito de suas respectivas atribuições, para oferta de cursos em EAD:
De ensino fundamental para jovens e adultos;
De ensino médio e educação profissional de nível técnico (art. 12, com a redação dada pelo Decreto nº2.561/98);
e) O prazo de credenciamento das instituições e de autorização dos cursos será limitado a cinco anos, podendo ser renovado após avaliação (art. 2º, § 4º);"A falta de atendimento aos padrões de qualidade (a serem definidos em ato próprio de ministro) e a ocorrência de irregularidade de qualquer ordem serão objeto de deligência, sindicância e se for o caso, de processo administativo que vise a apurá-los, sustando-se, de imediato, a tramitação de pleitos de interesse da instituição, podendo ainda acarretar-lhe o descredenciamento" (art. 2º, § 6º);
f) Período de adaptação para cumprimento das exigências do Decreto, em relação às instituições que já oferecem cursos a distância: 1 (um) ano (até 11 de fevereiro de 1999);
g) Os certificados e diplomas obtidos em cursos de EAD em instituições estrangeiras (mesmo conveniadas com instituições brasileiras) "deverão ser revalidados para gerarem efeitos legais, de acordo com as normas vigentes para o ensino presencial" (art. 6º);
h) A "avaliação do rendimento do aluno para fins de promoção, certificação ou diplomação" (art. 7º):
No processo, dar-se-á por meio de exames presenciais, que "deverão avaliar competências descritas nas diretrizes curriculares nacionais, quando for o caso, bem como conteúdos e habilidades que cada curso se propõe a desenvolver" (art. 7º, Parág. Único),
É de responsabilidade da instituição credenciada para realizar o curso,
Segue procedimentos e critérios definidos no projeto autorizado;
i) O credenciamento de instituições "exclusivamente para realização de exames finais" (art. 8º) nos níveis fundamental para jovens e adultos, médio e educação profissional será feito nas seguintes condições:
"Construção e manutenção de banco de itens que será objeto de avaliação'' (art.8º, § 1º);
Exames para educação profissional "devem contemplar conhecimentos práticos, avaliados em ambientes apropriados" (§ 2º), admito convênio ou parceria com outras instituições, inclusive empresas, "adequadamente aparelhadas'';
j) A divulgação periódica do elenco das instituições credenciadas e dos cursos autorizados será feita pelo Poder Público (art. 9º)
Entretanto, o Decreto ainda não bastava para deflagrar uma nova fase, legalmente reconhecida, para o desenvolvimento de programas de EAD. Isto porque o Decreto remetia aspectos fundamentais para regulamentações mais específicas, de alçada do Ministro de Estado da Educação e do Desporto e das autoridades dos sistemas de ensino, a saber:
O credenciamento institucional obedecerá a "exigências a serem estabelecidas em ato próprio" do ministro de Estado (art.2º, caput);
Dependem de "regulamentações a serem fixadas pelo ministro de Estado", tanto o credenciamento de instituições do sistema federal de ensino, quanto a autorização e reconhecimento de programas a distância de educação profissional e de graduação de qualquer sistema (art. 2º § 2º);
A avaliação para recredenciamento e renovação de autorização de cursos terá seus procedimentos, critérios e indicadores de qualidade definidos em ato próprio, a ser expedido pelo ministro de Estado(art. 2º §5º).
A Portaria
A Portaria nº 301 do Ministro da Educação e do Desporto, assinada em 07 de abril de 1998, traz a regulamentação relacionada aos itens a) e b) acima e define
a) Como critérios de credenciamento das instituições:
Histórico de idoneidade institucional;
Competência demonstrada pela qualificação e experiência das equipes multidiciplinares e das instituições parceiras;
Adequação da infra-estrutura aos recursos didáticos, suportes de informação e meios de comunicação que pretende adotar;
Resultados em avaliações nacionais; experiência anterior em educação no mesmo nível ou modalidade que pretenda oferecer a distância;
b) O conteúdo de informações no projeto que deve acompanhar a solicitação de credenciamento:
Informações institucionais detalhadas (estatuto, organograma, forma de preenchimento de cargos, composição de órgãos colegiados...);
Listagem de cursos já autorizados e reconhecidos, se for o caso;
Informações sobre o curso pretendido (objetivos, currículo, estimativa de carga horária para sua integralização, materiais e meios a serem utilizados);
Descrição da infra-estrura (intalações físicas, bibliotecas e acervos de áudio/vídeo);
Facilidades de equipamentos e condições de acesso a redes de informação e à comunicação ágil entre alunos e desses com docentes e tutores);
Explicitação do suporte aos professores e tutores no atendimento aos alunos (relação numérica tutor/alunos, condições de acesso à instituição para os residentes na mesma localidade, condições de integração/comunicação com os não-residentes);
Caracterização das equipes multidisciplinares (docentes e técnicos; docentes responsáveis por diciplina e pelo curso em geral) explicitando qualificação e experiência profissional indicação de aulas práticas, estágio profissional;
Descrição do processo seletivo para ingresso em cursos de graduação; descrição da avaliação do aluno durante e ao final do processo;
c) O andamento do processo de credenciamento institucional para cursos de graduação de educação profissional de nível tecnológico, nas seguintes etapas:
Entrega em qualquer época da solicitação (com o projeto incluído) no Ministério da Educação e do Desporto, para ser protocolada;
Complementação das informações pelos órgãos do Mec (especialmente as secretarias de Ensino Superior, de Educação a Distância) ou instituições de renomada competência na área;
Constituição de comissão de credenciamento (SESu ou SEMTEC e SEED para avaliar a documentação apresentada e verificar, in loco, as condições de funcionementoe potencialidades da intituição;
Relatório da comisssão, recomendando ou não o credenciamento, acompanhado da documentação pertinente, integrará o relatório da SESu e da SEMTEC, que será encaminhado para deliberação do Conselho Nacional de Educação;
O parecer favorável deverá ser homologado pelo ministro de Estado, e o credenciamento será feito por ato do Poder Executivo;
Havendo homologação de parecer desfavorável, a instituição só poderá reapresentar solicitação de credenciamento depois de transcorridos dois anos da data de publicação da homologação;
d) As instituições antes não credenciadas para cursos de nível superior devem ter presente também o que dispõe a Portaria MEC nº640, de 13 de maio de 1997. As instituições já credenciadas terão presentes as disposições das Portarias MEC nº 641, de 13 de maio de 1997 e nº 887, de julho de 1997, em tudo o que for aplicável;
e) as intituições que obtivem credenciamento para oferecer cursos a distância serão avaliadas para fins de recredenciamento após cinco anos.
Outros Documentos Normativos
Embora sem nos alongar muito em uma leitura mais minuciosa, estamos anexando:
a) As portarias do Ministério da Educação que se referem aos assuntos tratados na Portaria nº 301/98 (Portarias nº 640/97 sobre crdenciamento de novos estabelecimentos e cursos superiores; nº 641/97 sobre autorização de novos cursos em estabelecimento já em funcionamento; nº 877/97 sobre os procedimentos para o reconhecimento de cursos e sua renovação), assim como as resoluções do Conselho Nacional de Educação a respeito da matéria, como a resolução nº03/99, sobre a validade dos cursos presenciais de especialização;
b) Algumas deliberações de conselhos estaduais sobre o assunto (Deliberação do CEE de São Paulo, datada de 02 de dezembro de 1998, Deliberação do CEE do Rio de Janeiro, datada de 27 de outubro de 1998 e Resolução CE/DF, de 6 de julho de 1998).
Comentando a Regulamentação
A formulação do artigo 80 é solidária aos princípios que presidiram a redação da Lei 9.394/96. A LDB tem sua matriz no Segundo Substitutivo apresentado no Senado, pelo senador Darcy Ribeiro, com o pretexto de corrigir as inconstitucionalidades e a inconviniente prolixidade do primeiro. Uma Lei minimalista, na expressão de Luiz Antônio Cunha, em que o Poder Legislativo deixa suficiente espaço para que o Poder Executivo se pronuncie em decretos e portarias maximalistas, verdadeiros definidores das diretrizes e bases da educação nacional.
Neste sentido, cabe lembrar que o tema da educação a distância no projeto de LDB, aprovado na Câmara dos Deputados, se constituía em um Capítulo específico (XVI). Abaixo uma comparação do projeto aprovado na Câmara e o texto da Lei:
Projeto da Câmara
Capítulo XVI
Da Educação a Distância
Art.84 - Considera-se educação a distância a forma de Ensino que se basaeia no estudo ativo, independente e possibilita ao estudante a escolha dos horários, da duração e do local de estudo, combinando a veiculação de cursos com material didático de auto-instrução e dispensando ou reduzindo a exigência da presença.
Art.85 - As normas para produção, controle e avaliação de programas de educação a distância e a autorização para sua implantação, caberão ao órgão normativo do sistema de ensino do Estado, observadas as diretrizes do Conselho Nacional de Educação.
§ 1º - Na educação infantil e no ensino fudamental, a educação a distância desempenhará apenas função complementar.
§2º - A educação a distância deve ser utilizada, preferencialmente, em programas destinados a jovens e adultos enganjados no trabalho produtivo ou a pessoas na terceira idade, com características de educação continuada, para aperfeiçoamento profissional ou enriquecimento cultural.
§3º - Para programas de educação profissional em nível médio, com titulação de validade nacional, a regulamentação e autorização caberão ao órgão normativo do respectivo sistema de ensino.
§4º - Quando se tratar de programa destinado ao ensino superior, que conceda diploma de validade nacional, a iniciativa e a competência para promovê-lo ficarão restritas a instituições de ensino superior credenciadas como universidades, mediante autorização específica do Conselho Nacional de Educação, e desde que as mesmas possuam setor organizado de educação a distância, que funcione em articulação com as estruturas acadêmicas responsáveis pelos conteúdos curriculares respectivos, no ensino regular, ou a instituição pública de igual nível, criada por lei, especificamente com essa finalidade.
§5º - Não haverá discriminação ou restrições aos diplomas e certificados expedidos pelos programas de educação a distância, ministrados em observância ao disposto nesta Lei.
§6º - Os conteúdos curriculares dos programas de educação a distância serão os mesmos ministrados no ensino regular de cada nível e modalidade.
§7º - O planejamento e produção de material didático, bem como o acompanhamento e verificação da aprendizagem dos alunos, deverão contar com a participação de professores habilitados para o magistério no nível e modalidade de ensino a que se dirige o programa.
§8 - No caso de cursos com abrangência nacional ou regional, a autorização deve ser de responsabilidade do Conselho Nacional de Educação.
Art. 86 - A educação a distância gozará de tratamento diferenciado que incluirá:
l - redução de tarifas postais e telegráficas;
ll- custos de transmissão reduzidos, em canais comerciais de radiofusão sonora e de sons e imagens;
lll - concessão de canais com finalidades exclusivamente educativas;
lV - reserva de tempo mínimo, sem ônus para o Poder Público, pelos concessionários de canais comerciais.

Lei 9.394/96
Título VIII
Das Disposições Gerais...
Art.80 - O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.
§1º - A educação a distância, organizada com abertura e regimes especiais, será oferecida por instituições especificamente credenciadas pela União.
Art. 32 § 4º - O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.
§2º - A União regulamentará os requisitos para a realização de exames e registro de diplomas relativos a cursos de educação a distância.
§3º - As normas para produção, controle e avaliação de programas de educação a distância e a autorização para sua implementação, caberão aos sistemas de ensino, podendo haver cooperação e integração entre os diferentes sistemas.
§4º - A educação a distância gozará de tratamento diferenciado que incluirá:
l - custos de transmissão reduzidos em canais comerciais de radiofusão sonora e de sons e imagens;
ll - concessão de canais com finalidades exclusivamente educativas;
lll- reserva de tempo mínimo, sem ônus para o Poder Público, pelos concessionários de canais comerciais.

Definições


O que é Educação á distânica (EAD)?


A EaD - Educação a distância é uma modalidade de educação que vem sendo considerada uma forma alternativa para ampliar horizontes no que diz respeito à formação profissional e científica. Através de uma proposta educativa enriquecedora, com o uso crítico das NTIC's- Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, ela assegura a interatividade entre estudantes e professores.

Flexibilizando o acesso à educação, a EaD tem contribuído para a democratização das oportunidades educacionais e para o desenvolvimento socio-cultural e científico do país.

A utilização das NTIC's na educação e principalmente na EaD deve estar ligada aos interesses coletivos e contribuir na busca de uma sociedade humana e emancipatória. Nela, os estudantes (re) constroem o conhecimento através de suas experiências.

Na EaD o papel do estudante é ressignificado, uma vez que é ele quem estabelece seus horários de estudo, organiza sua agenda e é sujeito ativo no processo de interatividade, colaboraçãoe autonomia necessários a essa modalidade de educação.
Para o professor, a EaD é um espaço de mudanças, de um novo paradigma de ensino e de aprendizagem. Ele deve assegurar o acompanhamento contínuo e a motivação do estudante, que são peças importantes para o êxito do processo de ensino e aprendizagem nesta nova metodologia.

Segundo Llamas (1996), a Educação a Distância é uma estratégia educativa baseada na aplicação da tecnologia na aprendizagem, sem limitação de lugar, tempo, ocupação ou idade dos estudantes. Implica novos papéis, novas atitudes e novos enfoques metodológicos para estudantes e professores.A EaD - Educação a distância é uma modalidade de educação que vem sendo considerada uma forma alternativa para ampliar horizontes no que diz respeito à formação profissional e científica. Através de uma proposta educativa enriquecedora, com o uso crítico das NTIC's- Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, ela assegura a interatividade entre estudantes e professores.

Flexibilizando o acesso à educação, a EaD tem contribuído para a democratização das oportunidades educacionais e para o desenvolvimento socio-cultural e científico do país.

A utilização das NTIC's na educação e principalmente na EaD deve estar ligada aos interesses coletivos e contribuir na busca de uma sociedade humana e emancipatória. Nela, os estudantes (re) constroem o conhecimento através de suas experiências.
Na EaD o papel do estudante é ressignificado, uma vez que é ele quem estabelece seus horários de estudo, organiza sua agenda e é sujeito ativo no processo de interatividade, colaboraçãoe autonomia necessários a essa modalidade de educação.

Para o professor, a EaD é um espaço de mudanças, de um novo paradigma de ensino e de aprendizagem. Ele deve assegurar o acompanhamento contínuo e a motivação do estudante, que são peças importantes para o êxito do processo de ensino e aprendizagem nesta nova metodologia.

Segundo Llamas (1996), a Educação a Distância é uma estratégia educativa baseada na aplicação da tecnologia na aprendizagem, sem limitação de lugar, tempo, ocupação ou idade dos estudantes. Implica novos papéis, novas atitudes e novos enfoques metodológicos para estudantes e professores.

Bem vindos!!!




Sejam todos bem vindos!!!!




Este blog será interamente voltado a professores, alunos, curiosos e todo o público interessado a saber um pouco mais sobre educação a distância.




Um espaço voltado ao aprendizado, portanto qualquer dúvida, crítica ou sugestão será recebido com muito carinho pois sempre estamos aberto a melhorias! Afinal é assim que se cresce! Eh só deixar um comentário ou email que será respondido o mais rápido possível.




Então vamos lá!!