segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Notícias!

Educação a Distância será o grande diferencial da FAC Senac-DF


UEE-EAD e FAC Senac firmam parceria
No próximo ano, a Educação a Distância do Senac-DF terá mais uma novidade. A UEE-EAD Senac-DF montou duas disciplinas a distância para entrar na grade curricular da faculdade. As disciplinas são de Metodologia da Pesquisa e Inglês Instrumental.A EaD passa a ter em sua grade curricular cursos de educação continuada, três especializações lato sensu e disciplinas de graduação.

Essa parceria aconteceu porque, na portaria 4.059/2001, do Ministério da Educação (MEC), está previsto que toda a faculdade pode ter em sua grade curricular 20% de disciplinas a distância. A EaD possibilita que o aluno possa ter contato com a tecnologia e desenvolva a habilidade de aprender a aprender. Os primeiros cursos oferecidos ao público pela Fac Senac-DF são de Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão Comercial.

Os cursos ministrados pela Fac Senac-DF são de curta duração, dois anos, e atraem um público que já está trabalhando ou quer se inserir rapidamente no mercado de trabalho. Para a gerente do Núcleo de Educação Superior e diretora da faculdade, Flavia Furtado Silveira, o perfil dos alunos da Fac Senac-DF vai ao encontro com as tecnologias da Educação a Distância. “A vantagem dessas disciplinas a distância é que pelo perfil de aluno que queremos a EaD é uma ótima solução, pois esse aluno já trabalha ou quer se inserir rapidamente no mercado de trabalho, não tem muito tempo. Outra vantagem é que ele já tem autonomia suficiente para gerir o seu próprio estudo”. Diz Flávia Furtado.

O gerente da UEE-EAD, Múcio Fernandes, acha que as disciplinas a distância serão um diferencial da faculdade. “As disciplinas a distância vão ser um diferencial para a faculdade, pois estas irão possibilitar ao aluno o desenvolvimento de competências requeridas pelo curso, por meio de um ambiente de maior inovação, intercâmbio e comunicação. Além de oportunizar aprendizagem, respeitando os diferentes estilos cognitivos possibilitando autonomia e gestão de seu aprendizado.”

Flávia concorda com Mucio e também vê as disciplinas a distância como um diferencial da Fac Senac-DF. “O nome Senac é um diferencial, a estrutura é outro diferencial, mas precisávamos de mais um pouco para nos firmamos no mercado de educação superior, então resolvemos aproveitar a estrutura da UEE-EAD Senac-DF, o prestigio, a solidez que UEE-EAD Senac-DF está alcançado no mercado do Distrito Federal. Hoje, na rede Senac, Brasília e Rio de Janeiro despontam em termos de educação a distância no país.”

A cada ano, mais de novecentos alunos fazem cursos na modalidade educacional a distância no Senac. Os cursos mais procurados são os de português básico e as três especializações. As disciplinas de metodologia da pesquisa e inglês instrumental que serão ministradas pela EaD na faculdade também vão estar abertas ao público. Para Mucio, a maior vantagem dessa parceria é quebrar a resistência do público em relação a educação a distância. “Para a EaD, essa parceria é mais uma oportunidade que temos para mostrar ao público o quanto a modalidade de ensino a distância é eficiente”.


Aulas a distância

As aulas a distância têm ambiente de aprendizado virtual próprio e personalizado para a faculdade. O aluno tem pelo menos dois momentos presenciais. Nesses encontros os alunos terão a oportunidade de ter uma apresentação sobre o programa da disciplina e conhecer o tutor pessoalmente. O tutor fará um acompanhamento diário das atividades dos alunos. As disciplinas a distância têm acompanhamento de suporte técnico e pedagógico para os alunos.

Em metodologia da pesquisa o aluno vai aprender como fazer pesquisa científica, pesquisa de campo como fazer estudo de caso, vai aprender a fazer análise e interpretação de dados e como elaborar um projeto de pesquisa. Em inglês instrumental, o aluno sairá do curso capaz de ler e compreender textos de nível acadêmico de diversos gêneros em inglês. Essa disciplina terá três momentos presenciais, além das duas citadas acima, o aluno terá um momento presencial para fazer a avaliação final.


Faculdade Senac-DF

A Fac Senac-DF está prevista para entrar em funcionamento no próximo ano e a principio terá em sua grade, dois cursos: Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão Comercial. Esses cursos são tecnológicos, de curta duração e mais focados para o mercado de trabalho. A faculdade parte do plano estratégico 2005/2010 do Senac-DF da gestão do Presidente da Fecomércio, Adelmir Santana e do Diretor Regional do Senac-DF, Luiz Otávio da Justa Neves.

Para colocar a faculdade no mercado, o Senac-DF passou por um processo longo e demorado. “Os processos estão mais rigorosos para abertura de faculdade. O MEC acredita que o estado tem papel primordial na fiscalização e liberação dos processos de abertura de faculdade. Então ele está mais criterioso em autorizar uma faculdade para funcionar e por isso houve uma demora. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) foi protocolado em janeiro de 2006 e só em dezembro desse ano é que vamos receber a visita técnica do MEC.” Diz Flávia.

O processo de avaliação da faculdade teve três fases. A primeira delas é foi a de análise pelo MEC do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O PDI é um plano gestor da faculdade que deve conter informações como: missão, vocação, histórico, cursos, estrutura e um planejamento com tudo o que a faculdade pretende ter para o período de cinco anos. O PDI foi protocolado em janeiro. Depois de aprovado, teve a segunda fase, de elaboração e aprovação do regimento geral. Depois de tudo aprovado, a faculdade vai receber visita de avaliação do MEC em dezembro.

Nenhum comentário: