sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Porqu�

Por que ensino a dist�ncia?

� falta de tempo - uma das caracter�sticas da nossa sociedade neste fim do mil�nio tem sido causa de in�meros males paradoxalmente alavancadores de avan�os incr�veis em muitos setores da vida do homem - trata-se da quest�o do uso do tempo - Dessa forma, a educa�o a dist�ncia possibilita uma certa flexibilidade - dependente das linhas did�ticas e metodol�gicas adotadas - na administra�o do tempo de estudo e das respostas aos est�mulos da busca do saber. Como o aluno, em geral, tem essa administra�o mais centrada em suas possibilidades e interesses, a quest�o de aproveitamento do tempo pode ser melhor equacionada;

� dist�ncia - outra das motiva�es que nos impelem a utiliza�o destas metodologias de trabalho que se desvinculam das necessidades presenciais f�sicas. Com a possibilidade de trabalho a dist�ncia, o aluno n�o fica obstru�do por habitar em regi�es de dif�cil acesso ou mesmo em regi�es onde as possibilidades de estudos mais aprofundados ainda n�o foram poss�veis em virtude de uma falta de estrutura f�sica para se fazer a educa�o. Outra particularidade � que a Educa�o a Dist�ncia possibilita que o discente atue em prol de sua forma�o educacional [da pr�pria regi�o onde habita, evitando assim a necessidade de deslocamento provis�rio ou permanente];

� finan�as - o custo da educa�o a dist�ncia � menor do que da educa�o presencial. Neste sentido, as informa�es advindas do BID nos estimulam a entender o custo de um aluno a dist�ncia em aproximadamente 1/3 do custo de um aluno presencial;

� oportunidade de fazer cursos - A perspectiva de treinamento, forma�o, reciclagem ou capacita�o de profissionais fica muito mais atraente e poss�vel na medida em que o profissional tem a sua disposi�o uma gama de cursos;

� possibilidade de entrar em contato com outros estudantes de diferentes classes sociais, culturais, econ�micas e experimentais - A possibilidade de integra�o entre as diversas culturas de regi�es pr�ximas ou distantes onde as perspectivas de troca podem efetivamente propiciar um acr�scimo cultural al�m de uma perspectiva de troca que amplia os saberes que cada uma das regi�es det�m. Neste sentido, podemos inferir que a EAD pode aumentar a sucess�o de conhecimentos atrav�s da troca colaborativa e cooperativa;
Como conseq�ncia os participantes ganham n�o s� conhecimento, mas tamb�m novas habilidades sociais, incluindo a habilidade de comunicar e colaborar com colegas largamente dispersos, os quais, eles podem nunca ter visto.

Nenhum comentário: